quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Lisboa vista pelos espanhóis



“Es como el testigo silenciose del continente, al cual, desde su occidente extremo, contempla a medida que es iluminado por el sol que avanza. Mira de reojo para que no la deslumbre el astro, y a veces, aburrida, le da la espalda. Es un lugar acolchado y tenue, sesgado, que se aparece como en un estado de potencialidad infinita, de inacabables morosidad y recato.” – Javier Marías

Isto há coisas que me chateiam de sobremaneira. Pagar impostos cada vez maiores para um estado que espera ainda que envie remessas é uma delas. Ver o Roberto a rubricar uma exibição de luxo contra o Benfica é outra. Ter escritores espanhóis encantados por Lisboa e, de certa forma, a apoderarem-se dela, é outra ainda.
Os últimos três escritores espanhóis que me passaram pelas mãos no espaço de apenas semana e meia, vai de tecerem comentários sobre Lisboa sem qualquer tipo de pejo.
O primeiro, o senhor Vila-Matas, já é um velho conhecido deste género de abusos. A sua paixão por Pessoa parece servir de justificacao para uma libertinagem de amante desavergonhado. Neste último Aire de Dylan tudo parecia indicar que não o iria fazer. Barcelona, relações estranhas com a fama, o já costumeiro mundo literário, Estados Unidos, problemas geracionais e… Lisboa. Se na minha vida apenas tivesse como certa a obra de Vila-Matas da mesma forma que certos estados americanos tem a bíblia, quase conseguiria jurar que Lisboa seria uma cidade catalã ou um bairro de puro luxo intelectual de Barcelona.
Nos Contos Negros  do Montalbán, lá surge o investigador Carvalho em Lisboa. Ao invés do que geralmente acontece, não há mortos nem cenas sórdidas de sexo entre copos de uísque, mas sim um conto lírico e apaixonado. Uma excepção nas lides de um dos mais icónicos investigadores privados destes mundos das literaturas. Cá para mim o Montalbán estava mesmo a fazer-se a Lisboa à espera que esta retribuísse e que, uma vez mais, se tornasse catalã. Algo cansado deste expansionismo catalão, quase chego a propor que se torne a Catalunha lisboeta e que se acabe com este assédio de uma vez por todas.
Enfiando-me destemidamente por um castelanista de afamada mala leche dou com um prefácio onde se anuncia que Lisboa irá surgir. Irá Javier Marías dizer mal de Lisboa como é de sua tão comum tradição?
Em El siglo há todo um capítulo (o sexto) dedicado às desventuras de Casaldálida num exílio lisboeta repleto de cafés e conspirações de tertúlias entre a comunidade hispanohablante. Até aqui tudo bem. Mas dedicar cerca de trinta páginas a descrever de forma embevecida Lisboa num bater de couro descarado, é demais! Veja-se a frase com que inicia este desabafo! Isto é demasiado assédio para o meu pobre coração!  Estivesse Espanha numa mais vantajosa posição económica e creio que o melhor que tínhamos a fazer era vender Lisboa aos espanhóis para que estes finalmente possam ter a capital intelectual e sensorial que lhes parece andar a faltar.

Sem comentários:

Enviar um comentário