sábado, 2 de março de 2013

Politeness

Ao contrário do que tenho feito, desta feita irei descrever uma coisa boa e uma coisa menos agradável em relação a este povo que me tem albergado nestes quase três meses.
Comecemos então pela menos agradável.
Quando se fala na Alemanha e nos seus habitantes é quase inevitável referirmos as capacidades civilizacionais dos mesmos.
Várias foram as vezes que ouvi coisas como "isto na Europa não é assim" quando algo de estranho se passava em filas de supermercado ou na entrada do autocarro.
Nada mais falso.
Apesar dos sorrisos e dos inevitáveis desejos de "tenha um bom dia" com que nos despacham das lojas, há uma pequena coisa que me tem vindo a criar alguma comichão: o segurar da porta quando vem alguém atrás. Os alemães pura e simplesmente não o fazem.
Pode até vir uma velhota de bengala e sacos das compras e ninguém se digna a segurar a porta por um momento que seja para a deixar passar.
Têm estes amigos uma forte convicção em passar à frente de quem quer que seja como se disso dependesse a sua própria vida.
Estando eu numa prova de vinhos promovida por uma das associações portuguesas de Hamburgo, vi-me verdadeiramente atropelado por uma horda de pessoas que não hesitaram em passar-me à frente para conseguir mais um copo de tinto.
Depois de ter manifestado uma semi-revolta, eis que me surge um responsável alemão que me sorri bondosamente dizendo num português de forte sotaque: os portugueses e as bichas... Sorri e resolvi então pisar dois alemães, mandar uma gentil cotovelada numa velhota atrevida e comportar-me que nem o Pepe em alta competição e zás, ninguém protesta, achando o meu comportamento perfeitamente normal.
Seguindo os ensinamentos do Ghandi, eis que decidi começar a segurar portas e a portar-me de forma civilizada. A verdade é que não consigo encontrar palavras para descrever a forma incrédula como alguns me fitam e sussurram um tímido: danke schon. Outros olham-me apenas em pleno estado de choque.
Sinto que uma nova missão educativa se apresenta diante de mim. Depois de milhares de portugueses a tentarem espalhar a fé cristã a todo o custo por todo o mundo, tentarei agora ensinar os alemães de que é possível segurar uma porta ou até mesmo esperar tranquilamente pela sua vez.
Vamos então à coisa boa do dia:
A cerveja. A cerveja é boa.

1 comentário:

  1. Nada como manter a lusa tradição evangelizadora em terras bárbaras. Força nisso!

    ResponderEliminar