quinta-feira, 8 de março de 2012

E assim se consegue

Pois há coisas estranhas a acontecerem a estas pessoas que se dedicam ao ofício da narração de estórias.
Uma dessas foi mesmo o olhar que me foi devolvido pelo Hans quando o questionei na internacional linguagem sobre o quão sensato seria entrar dentro de uma viatura conduzida por um iraniano que nunca antes tinha visto e que, na minha visão ocidental do mundo, bem que me podia retalhar e vender à embaixada portuguesa para de mim se fazerem saborosas farinheiras.
Pois entrámos. Depois de uma condução que seria capaz de deixar o mais ousado dos concorrentes das wacky races completamente esgotado de ideias para vencer o prémio final, fomos largados na Rua Ferdosi, onde se troca dinheiro na rua tal e qual se faz com os cromos da panini à entrada da estação do Rossio.
Ainda a tremer e a temer pela minha vida, fomos convidados a sair da viatura e a seguir o tal de gordinflim do post anterior que nos introduziu numa loja onde homens gritavam com maços de notas nas mãos.
De certa maneira, senti que estava a entrar num género de mercado de acções paralelo, bem no centro de uma vida intensa que se regula por leis que em nenhum lado estão escritas.
Tendo como referência o valor de câmbio 1€ - 18000 rials que tinha visto anunciado num banco, senti que não poderia ser enganado e que aquele seria um lugar sério. Às vezes temos que repetir certas coisas para nós mesmos a fim de conseguirmos acreditar nelas.
Foi então que 2 jovens se aproximaram de mim e do Hans e nos perguntaram o que queríamos num inglês de fazer inveja ao David Beckham. Ao ser confrontado com o valor que queríamos trocar, chamou um outro amigo e convidaram-nos a sair da loja, propuseram um valor de câmbio de 1€-27000 rials.
Assenti com a cabeça, tendo ainda em mente o valor anunciado no banco e logo em seguida nos encaminhamos para um multibanco em frente da embaixada alemã, onde, entre polícias armados até aos dentes e câmaras de vigilância procedemos à troca do dinheiro, despedindo-nos entre abraços e desejos de sorte na vida.
Algo me começou a dizer que havia ali uma outra gente e um outro mundo por detrás de oficialismos e visões ocidentais.

Sem comentários:

Enviar um comentário